03 maio, 2008

Invencionices


Tenho verdadeiro encanto pelas pessoas capazes de criar, porque além de gênios da observação, são mestres na execução. Os criadores percebem a necessidade de um grupo de pessoas e já se põem a fabricar algo que lhes facilite a vida. Mas isso, creio, é uma característica dos espíritos inquietos, aqueles que sempre buscam mais.

Na condição de ser totalmente adaptável, nunca havia tido nenhuma grande idéia que merecesse ser posta em prática em forma de máquina. Pelo menos até hoje, quando sinto uma falta enorme de um simulador de direção.

Queria receber agora a grande notícia de que não sou a primeira a pensar nisso e que posso acessar tal site e baixar grátis o meu simulador. Não faria questão de mandar buscar via sedex os acessórios complementares como embreagem, freio, acelerador, setas e câmbio de marchas. Eles chegariam a minha casa em três dias úteis e eu seria uma aluna de auto-escola infinitamente mais feliz, e o melhor, mais segura!

A nova lei de trânsito exige que os candidatos a uma Permissão Para Dirigir (PPD) tenham no mínimo 15 aulas práticas antes de fazer a prova do Detran. Já estou em minha oitava aula e me sinto uma verdadeira inútil no trânsito. O que não acho ser uma responsabilidade exclusivamente minha.

O tal professor da auto-escola senta ao meu lado no carro e me joga aos leões das fervilhantes ruas do Recife. Me diz a hora de passar a marcha, ligar a seta, cada movimento na hora de fazer curva e tudo mais. Ele quase não larga a direção e ainda vive apertando o freio ou trocando a marcha quando eu nem pensei em fazer isso. Poxa! O cara tem a voz toda mansa, mas dirige por mim o tempo todo! Quando vejo, acaba a aula e volto frustrada para casa...

A parte teórica da coisa foi muito mais simples, porque dependia apenas do meu esforço. Eu estudava a qualquer hora, em qualquer lugar.Me preparei de acordo com minhas necessidades e passei. Mas como posso fazer isso com a prática sem o meu simulador direção?

Se ele existisse, certamente estaria agarrada a ele nesse momento. Mas não vale ser daqueles de Fórmula 1. Tem que ser uma simulação de dia-a-dia de uma metrópole. Na tela do computador, uma rua virtual com carros, ônibus, pedestres e cachorros estaria me esperando. E eu iria experimentar a tal direção por conta própria, e por muito mais tempo que meras quinze horas de aula.

Riva acabou de me emprestar o carro (total prova de amor), para eu treinar um pouquinho. Um fiasco! Uma droga! Cometi quase todos os erros que alguém pode ter no trânsito. Assim, nunca vou me tornar uma boa motorista. E se tem uma coisa que eu detesto são os maus motoristas! O pior é que se depender das sete aulas que me restam, é assim que vou chegar ao Detran no dia da prova.

..............

Definitivamente, eu preciso de um simulador!

5 comentários:

Antonio Ximenes disse...

Mack.

Não sei se um simulador teria funcionado comigo.

Mas.

Adorei as fases que passei na minha relação com o automóvel.

Ele passou de total estranho para ferramenta... para objeto de prazer... com todas as etapas possíveis de se vivenciar... rs.

O trânsito... (de Fortaleza)... continua medonho... algumas pessoas realmente se transformam
quando dirigem... ultrapassando... fazendo "barbeiragens"... mas é um prazer dirigir.

Viva e desfrute todas as etapas.

Abração.

Dante Accioly disse...

Fala, amiga Mack. Antes de mais, muito obrigado pelas manifestações sempre sensíveis e precisas na Página em Construção. Você não faz idéia de como tem me ajudado a pensar melhor sobre essa fase meio nebulosa que atravesso agora. Fase que QUERO (pela primeira vez em muitos meses) deixar para trás. Dito isso, digo o seguinte: adoro dirigir. Minha "primeira vez" foi uma experiência frustrante. Digamos que foi uma "broxada automotiva". Mas um amigo de infância me explicou que dirigir é como escutar música - é tudo uma questão de ouvido. Basta ouvir o ronco do motor para sentir quando o carro pede uma nova marcha. Basta ouvir os barulhos da rua para perceber quando é necessário ter cautela com outro carro que apareça pelo caminho. Basta ouvir. Pede para seu instrutor parar de falar demais e deixar que você escute o que se passa com o carro e com as ruas. Não sei se vai dar certo com você. Mas acredite: deu certo comigo. Beijo.

Mack disse...

Meninos, obrigada pelas dicas. Em breve sei que vai estar tudo em paz. O que me consome é o medo de não passar na bendita prova!

Dante, vou prestar mais atenção a esse negócio de ouvir o carro. Quem sabe assim a gente não fica mais íntimo, né?

Também já gosto muito de dirigir! Mas, por enquanto, tá igual a jogar boliche e xadrez - adoro, mas não sei! hehehe

PS: Vi o preço do simulador: R$ 800,00. Não dá pra mim... :(

Germana Accioly disse...

mack,

tu precisa é do teu fusquinha!!!! e construir com ele uma relação amigável. amiga, o simulador é quase o preço de um fusquinha! beijo

Princess Deluxxe disse...

saudadesssss