28 fevereiro, 2008

Da saudade


Hoje acordei e sem querer já me danei a pensar na vida sem você por perto. Fui montando uma rotina diferente para tentar suprir os buracos deixados com sua partida. E assim, ainda sonolenta, arrisquei por alguns minutos refazer os passos do dia.

Em cada sala que esperava encontrar vazia, você ainda estava. Em cada almoço regado à conversa fiada, cada segredo compartilhado, e num café no meio da tarde, era seu rosto que surgia. E quando seus inquietos olhos verdes me miravam, me dava conta de que mais uma prospecção havia dado errado. Então, dava dois passos para trás, fechava os olhos e começava tudo de novo. Em vão...

Sua ida é nobre, justa e deveria ser cercada de alegria. Mas como aceitar isso, se alegria mesmo é o ritmo manso da sua voz, a sua presença sempre materna, as palavras precisas nas horas em que todos já calaram? Alegria é ter identificado desde o primeiro olhar uma grande amiga, a mais segura, pirada, madura e infante que já conheci. Sem mistérios, mas indecifrável. A verdade sem cortinas, mas com ternura.

Agora confesso o quanto vai me custar perder tanto num momento tão frágil. Não é a hora de ficar sem uma amiga, mas, ora, eu não posso escolher tudo! Resisti um mês inteiro. Tentei ser madura e racional como de costume. Hoje não deu, acordei com essa saudade que, mesmo cruel, chega como um presente para enternecer minha alma perturbada por coisas pequenas.

E o peito escurecido pela mesquinhez, a decepção e a até a raiva, volta a ser terra fértil para o amor quando sente a sua saudade.

À Gê...

9 comentários:

Dante Accioly disse...

Lindo, Mack.
Lindo mesmo.

Germana Accioly disse...

amiga,

receber isso neste momento, este texto tão lindo, é até cruel.
tocou naquele nó, abriu os laços e inundou tudo.
vocês são o grande legado, a herança deste ano.
você é a grande surpresa.
e sem nenhuma demagogia, penso muito, muito que eu estou perdendo mais do que vcs, porque os deixo juntos. saio solitária desta atmosfera MARAVILHOSA.
obrigada.
obrigada.
obrigada.
às vezes acho que não vou.....

Mack disse...

Claro que tu vai, minha amiga. Mas também fica. Vai com fé, que a gente tá aqui, viu? Te amando como sempre.

Beijo de boa viagem!

Milena disse...

Mack,
Tomei um susto quando vi um comment teu no blog de Cris!

Beijos!!!
Milena

Leonardo Werneck disse...

Lindo post!!

beijo

Germana Accioly disse...

ainda não consigo vir aqui sem me emocionar......

Adriana disse...

Aprendo a conviver com a saudade de todos que mais amo, dia após dia.

Mas eles sempre estarão comigo aonde quer que eu vá, dentro do meu coração.

Como diz Milton Nascimento: "E assim, chegar e partir, são só dois lados da mesma viagem. O trem que chega é o mesmo trem da partida."

A verdadeira amizade resiste ao tempo, as intempéries e a distância...acredite!

Naide Nóbrega disse...

Vixe, que coisa tão linda!

Naide Nóbrega disse...

Vixe, que coisa tão linda!